quinta-feira, 30 de abril de 2009
Acórdão: documento para a história
É um documento para a história da equipa que este blogue acompanha, mas sê-lo-á eventualmente para a história do futebol português, dados os conceitos nele defendidos.
Há que divulgá-lo.
Fiz uma primeira leitura.
Tentarei voltar a lê-lo com mais tempo e, depois, publicar aqui a minha opinião.
Não posso, no entanto, deixar de sublinhar desde já a preocupação pedagógica dos conselheiros, expresa nas últimas linhas do acórdão.
Fui de imediato ver a composição do Conselho de Justiça e não encontrei lá ninguém que me pareça ter especial formação pedagógica, nem sequer comparável com a que tenho depois de estudar Pedagogia durante dois anos, com alguns dos melhores pedagogos portugueses da altura, numa escola vocacionada precisamente para a formação pedagógica.
Por isso, fica prometida uma avaliação pedagógica do acórdão. Pelo menos essa.
O acórdão do Conselho de Justiça
O Conselho de Justiça da FPF tem a seguinte composição:
Presidente: Joaquim José de Sousa Dinis, Juiz Conselheiro Jubilado;
Vice-Presidente: Dionísio Alves Correia, Juiz Conselheiro Jubilado;
1º Vogal: António de Sousa Lamas, Juiz Conselheiro Jubilado;
2º Vogal: António Alves Teixeira do Carmo, Juiz Conselheiro Jubilado;
3º Vogal: José Sarmento Botelho, Juiz Desembargador Jubilado;
4º Vogal: Maria Dulce Reis de Oliveira do Couto Ferreira, Procuradora da República Jubilada;
5º Vogal: Alexandra Paula Monteiro Pessanha, Assistente e Mestra em Direito Público;
1º Suplente: Maria José Verde, Advogada;
2º Suplente: João Simões Pipa Ávila, Notário Aposentado;
3º Suplente: José de Sá Nogueira Saraiva, Advogado Reformado.
Nota biográfica do presidente do Conselho de Justiça
Joaquim José de Sousa Dinis, juiz conselheiro jubilado, nasceu em Marrazes, Leiria e é Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi delegado do Ministério Público nas comarcas de Ponta do Sol, Portimão e Torres Vedras. Em 1973, foi juiz de direito nas comarcas de Praia da Vitória, Angra do Heroísmo, Lagos e presidente dos círculos judiciais de Leiria e Coimbra. Em 1990, foi juiz desembargador no Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) e, em 1998, juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). É presidente da Associação Cultural da Relação de Coimbra, vice-presidente da Associação Portuguesa de Escritores Juristas e do Círculo Cultural do STJ e ainda, membro do conselho consultivo dos Hospitais da Universidade de Coimbra e membro correspondente das Academias Petropolitanas de Letras e de Letras Jurídicas (Petrópolis). Jubilado desde 2001, reside em Coimbra.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
terça-feira, 28 de abril de 2009
Loures na luta pela subida
Linda-a-Velha, 1 - Loures, 0.
O golo do Linda-a-Velha foi marcado logo aos 5 minutos.
Mas não chegou... porque o Loures vencera no sábado por 3-1.
À margem do jogo, refira-se que o Linda-a-Velha solicitou alteração para as 18h30 e/ou para as 20h30 (para não prejudicar as actividades escolares dos jogadores), mas o Loures não aceitou.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Sugestão (de um pai) ao Linda-a-Velha
Deixo-lhe um desafio e aos responsáveis do Vigor. Porque não, numa fase da época mais desanuviada marcarem-se dois jogos amigáveis (um em Fala outro em Linda a Velha)entre as duas equipas? Sempre era uma forma de se realizar aquilo que se deveria ter realizado... Esse é que é o espírito do Desporto no qual nos reconhecemos.
J. Girão
domingo, 26 de abril de 2009
sábado, 25 de abril de 2009
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Novo comentário (Linda-a-Velha)
Também ia lendo as reportagens..e realmente 3 penalties em Fatima..é muito penalty..e ao mesmo tempo o Mota..ia mais cedo para casa..em castelo branco..
Lvelha foi atropelado em Almansil...sendo uma equipa leal..UMA DAS MAIS DISCIPLINADAS DA PROVA..e o Inter local nada tem a ver...tudo nos sucedeu..3 expulsões..inclusive o fisioterapeuta..e um jogador nosso..expulso..caido por lesao no meio do campo..que simulou!!!..jogador esteve desde aí.. 4 meses..parado...mas já passou...
Quero agradecer profundamente...ao Sr Mario a excelente fotobiografia que fez..MAGNIFICA...
e tendo eu uma base de dados com fotos de todos os arbitros nacionais..e da AFL..este site foi muito valioso..também obviamente ..retirei fotos das equipas da Serie C..
faço Relatorios técnicos..eheeh tenho a mania que sou treinador..de bancada..eheeh...todos temos..mas faço para os seniores do meu clube..e nos juniores ajudo...
Portanto estavamos preparados para vos defrontar..e posso vos assegurar do que conheço muito da minha equipa e alguma coisa da vossa...iam ser plays offs...SENSACIONAIS..
10 RAZÕES
1º 2 equipas muito disciplinadas.
2º 2 grandes técnicos..de ataque..
LV com 46 golos ..VM com 43..
3º grandes jogadores nos 2 lados
4º 2 bons campos..bons sintéticos..o vosso é uma maravilha..
5º sistemas tácticos semelhantes..o jogo iria encaixar e ia parecer futebol misto espanhol/britânico...
6º publicos magnificos..correctos..
7º equipamentos opostos..vermelho versus verde será sempre competição
8º 2 clubes que não escondem a informação..antes pelo contrário divulgam-na..PARA A POSTERIDADE tal como em juniores as equipas do Odivelas, Portomosense. Barreirense..Portimonense...com sites e blogues...muito bons..os outros, com excepções.. não divulguem os seus atletas...
9º porque pela carreira que fizeram..tal como nós um de nós MERECERIA..LUTAR PELA ASCENSÃO
10º e não menos importante...das equipas do topo..eramos os NOVATOS..OS CAÇULAS...MAS COM MUITA QUALIDADE..
NOTA FINAL..
e nunca é demais
1º PARABENS PELO BLOG..5 ESTRELAS..DO MELHOR
2º TENHO PENA..DE NÃO VER A VOSSA EQUIPA...A JOGAR CONTRA A NOSSA..
assim foi decidido...
mas O VIGOR DA MOCIDADE...neste processo...foi naquilo que soube..li..e me contaram..de uma lisura..de uma postura de enaltecer..
foi pena...mas os TODOS OS ATLETAS do vosso clube..decerto..todo este processo foi uma (MAIS UMA) aprendizagem DE VIDA E DESPORTIVA..e as adversidades tornam-nos sempre
AINDA... MAIS FORTES...
SAUDAÇÕES DESPORTIVAS...
AMANHÃ E 3ª FEIRA..lembrar-nos-emos
também do VIGOR E (+ QUE MOCIDADE) GRANDES HOMENS ESSES JOVENS..
JOÃO MATOS REIS.
observação..o que escrevo nas entrelinhas pode parecer que ao apoiar-vos poderei estar contra alguém..nada disso..
APENAS É APOIAR
QUEM TAMBÉM TANTO APOSTOU..
E NO FINAL FICOU TAMBÉM COM 39 PONTOS..e por um golo..apenas..
derrota por 3-1 em loures e vitoria por 2-1..em casa com os lisboetas..
e foi pena aquele empate em fátima 3-3..na penultima..jornada..
MAS FIZERAM UMA PROVA..
UM CAMPEOANTO MUITO BOM
A TODOS OS NIVEIS..
DIGNIFICARAM
O CLUBE..A TERRA..A REGIÃO..
NO FUNDO TAMBÉM O PAÍS..
E TODO O FUTEBOL AMADOR E JOVEM
PARABENS
PARABENS...
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Comentário de um pai
Boa noite Mário. Deixo-te o meu comentário sobre esta decisão delirante da federação:
Os regulamentos são bem claros e dizem que os atrasos na última jornada devem ser punidos severamente(demasiado até, do meu pnto de vista). Ora, segundo o relatório do árbitro, a Naval atrasou-se 12 minutos na última jornada.Como é normal, confirmado o facto e a sua ilicitude em face do regulamento, restava aplicar a sanção correspondente e justa.
Note-se que Naval não contesta o facto do atraso.Diz apenas que só é responsável pelo atraso de 2 min e que os restantes 10 são da responsabilidade do árbitro... Ora como é que se decide quando está em causa a palavra do árbitro contra a do clube?
Como é óbvio, normalmente, é a palavra do árbitro que mais vale. É uma questão de princípio porque se assim não for então temos aberta a possibilidade de, amanhã, um jogador apanhar um vermelho porque, segundo o árbitro lhe chamou um nome feio, e vir depois o clube recorrer dizendo que quem chamou o nome foi o árbitro ou que foi este o primeiro, etc, etc.
Isto seria inadmíssivel e é por isso se faz fé na palavra da autoridade, no caso o árbitro. Assim é, do mesmo modo, quando está em causa a palavra do cidadão contra a do polícia, do réu contra a do juiz, etc, etc.
Esta decisão da federação é, pois, um precedente perigoso porque num caso de flagrante contradição entre a versão do árbitro e a do clube, ela dá razão à do clube. A partir daqui vale tudo.
Já agora, se a versão do clube e não a do árbitro é que foi aceite, então o árbitro deve ser punido pelo atraso e por ter prestado - pelos vistos - declarações falsas que muito prejudicariam terceiros. Pergunta-se: o árbitro vai agora ser suspenso dois anos? É que não se percebe como é que um «crime» que ia custar dois anos de suspensão à Naval - um manifesto e hediondo exagero - não custa agora nada a ninguém.
Se o «crime» foi assim tão grave e a responsbilidade é do árbitro dever-se-ia, em coerência, puni-lo severamente. Se não, ficamos a saber que o regulamento da federação é idiota por permitir que a violação comprovada - isto é que ninguém nega: que houve atraso de 12 minutos - de uma alínea delicada possa, de um dia para o outro, justificar dois anos de suspensão a um clube ou a nulidade da sanção.
Os pobres dos árbitros já eram culpados de tudo: dos penaltis, dos fora de jogo, dos livres mal assinalados, da arruaça dos treinadores e dos jogadores... Com esta decisão passam a ser culpados ainda de mais este pecado inédito: do atraso das equipas na entrada em campo!!! A justiça da federação faz inveja ao mais hilariante filme do Buxa e Estica...
J. Girão
23 Abril, 2009 / 21:00
(comentário recebido em A Página do Mário)
ADITAMENTO (24.04.2009): VER COMENTÁRIO DE RESPONSÁVEL DO LINDA-A-VELHA NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Mensagem recebida
Votos que o VIGOR...seja VIGOROSO..quando as expectativas..estiveram tão altas...
Saudações Desportivas...
Sabiamos que têm um boa equipa com 4 ou 5 jogadores acima da média...
JANINE-GIRÃO-BARRETO-FLAVIO E O PONTA DE LANÇA..BREDA..
MAS TODOS MUITO BONS..
PARABENS PELO VOSSO...BLOG..
BOA SORTE PARA VÓS...
TAMBÉM PARABENS PELO CAMPO DOS SARDÕES..QUE CONHEÇO..
VOU SEGUIR VOSSA CARREIRA..
JOÃO MATOS REIS
LINDA VELHA
terça-feira, 21 de abril de 2009
"Caso Naval": o texto da Agência Lusa
Figueira da Foz, Coimbra, 21 Abr (Lusa) - O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) absolveu a equipa da Naval 1º de Maio da pena de desclassificação e suspensão desportiva (duas épocas) do campeonato nacional de juniores da II Divisão.
Em acórdão promulgado hoje, o CJ absolveu a equipa de juniores da Naval da condenação feita pelo Conselho de Disciplina (CD) daquela instituição na pena de "multa de 500 euros, derrota de 3-0, desclassificação, baixa de divisão e suspensão por duas épocas desportivas".
Na origem do processo estava o relatório do árbitro da partida, realizada a 21 de Fevereiro entre o Rio Maior e a Naval, jogo que os figueirenses venceram por 8-1 e consequentemente se apuraram para a segunda fase da competição.
O juiz da partida no seu relatório mencionou ter iniciado a partida com 10 minutos de atraso, imputando responsabilidades pelo facto à equipa da Figueira da Foz por acto negligente - atraso de dois minutos - na apresentação da equipa para identificação.
O clube figueirense intentou o respectivo recurso da decisão do CD sendo-lhe dada razão no acórdão hoje promulgado "revogando-se em consequência a decisão da recorrida (Conselho de Disciplina), indo a decorrente (Naval 1º de Maio) absolvida".
Os conselheiros do CJ não consideraram como "acto de negligência" o atraso de dois minutos da equipa figueirense, bem como "não culpada pelo atraso de 10 minutos" com que se iniciou a partida de Rio Maior.
O CJ, na sua argumentação, frisa: "entendemos excessivo, contrário à verdade, estranhamente persecutório, dar-se como provado, que a Associação Naval 1º de Maio, na circunstância agiu voluntária, livre e conscientemente no plano da culpa".
Depois de analisados os factos, o CJ entendeu que a culpa tem a ver com elementos subjectivos, "não ficando provado que por parte dos jogadores e dirigentes da Naval presentes tenha havido a intenção o propósito de atrasar a hora do início do jogo".
"A condenação proferida anteriormente, nos termos em que o foi, traria efeitos desastrosos e imprevisíveis para alguns, pelo menos, os atletas, afastando-os da prática desportiva", pode ler-se no acórdão.
FPF dá provimento a recurso da Naval
Assim, ao que parece, a Naval acaba a fase inicial do campeonato no 3.º lugar, o Loures no 4.º lugar e o Vigor no 5.º lugar.
Vamos esperar para ver como é que a FPF vai recuperar o atraso.
Só falta que a direcção da Federação marque os jogos em atraso para dias em que os jogadores devem estar nas escolas e nas universidades... (O Vigor tem, em 21 atletas, sete universitários, obrigados a estar presentes em aulas práticas, aulas laboratoriais, etc. Ou seja, um terço da equipa "joga" primeiramente na universidade e só depois nos campos de futebol!)
PS - Já nada me espanta no futebol português.